Salva-vidas canino
Naquele dia no ParCão, a heroína foi a Beagle Abgail! Enquanto todos brincavam, ela percebeu que algo estava errado com um senhor e latiu sem parar até chamar atenção. Graças a ela, o idoso recebeu ajuda a tempo! Os cães são realmente incríveis, detectam até sinais de infarto antes de acontecer! Mais um motivo para amar e adotar esses companheiros.
Giselle Nues
7/14/20251 min read


Não à toa, diz-se "o cão é o melhor amigo do homem".
Lá fomos nós para o passeio rotineiro no ParCão, eu e o Capitão. Na época ainda não tínhamos adotado a Mafalda. Sempre que chegamos, antes de brincar com os aumigos, Capitão cheira todo o terreno com o super focinho. Ele desenterra qualquer coisa estranha e late incansavelmente até que vejamos. Naquele dia de outono, os machos reinavam. Abgail era a única fêmea. Uma linda Beagle. Eu, concentrada na leitura, sentada no banco de concreto, acolhida pela sombra da amendoeira, seguia alheia ao ambiente. De repente, reboliço. Capitão, como sempre, espiou a confusão e desconsiderou, prosseguindo com a cheiração local. Envolvida na história não reparei no início da correria. Ambulância. Espichei o olhar.
– A coisa foi feia. – balbuciei.
Acalmados os ânimos, fui assuntar.
Abgail se aproximou de um senhor sentado em um dos bancos de cimento. Latiu insistentemente de maneira diferenciada – de acordo com a dona que relatava o ocorrido. Assim, a cadela conseguiu chamar a atenção dos outros cães e das pessoas, menos do Capitão. O idoso estava desfalecendo e foi socorrido a tempo por um homem que segurou sua cabeça para não bater no chão. Infarto. Graças ao Anjo canino Abgail, o idoso não morreu. Depois soube que pessoas com infarto exalam substâncias químicas que podem ser detectadas pelos cães logo no início do ataque. Mais um motivo à adoção canina.